Associação Menonita Beneficente – WITMARSUMPostado no dia 08 de maio de 2014 - Comentários desativados

E como vocês já sabem, a equipe MAC está toda envolvida nos preparativos para a 16ª edição do Acampeteatro, que acontecerá de 23 a 25 de maio. Mas, como vocês também já sabem, o Expresso Alegria não fica na garagem muito tempo!

Nesse último sábado (03 de maio), depois de uma tarde de ensaios para o acampe – nosso jeitinho carinhoso de chamá-lo – , a equipe seguiu direto para Witmarsum, a deliciosa Colônia Alemã que tão bem nos recebe. Lá, a noite foi de comunhão. Oramos e adoramos ao Senhor juntos, no aconchego do lar do casal Manfred e Rose. Depois, meninas para um lado e meninos para o outro. Segundo nossa querida Carol Bagatin, esse momento foi precioso, estar só entre as meninas gerou uma liberdade maior para tratarem alguns assuntos e, em suas palavras, “foi um tempo bom, de fortalecimento para todos”. Sobre esse momento ainda, as palavras da dona da casa marcaram os visitantes. Ela nos disse que estamos plantando enquanto os campos ainda estão abertos e que não sabemos quanto tempo isso irá durar.  Então vamos plantar, semear e espalhar a boa nova enquanto é tempo!

A alvorada se deu bem cedo e contou com um reforço especial: a chegada de mais 3 dispostos a ajudar – as obreiras Aline e Karin e o querido Daniel, amigo da 1ª IEQ, que trouxe as meninas com muito zêlo.

Seguimos para o evento da Associação Menonita Beneficente – AMB -, que acontece todo ano e tem como público cristãos e não cristãos, crianças e adultos, pessoas que sabem do evento e que interessam pela programação quando estão passando na estrada.

Programação:

9h – louvor MAC
9h30 – peça Xulingos – MAC
10h – distribuição de senhas para o bazar (com roupas da Alemanha a preços tentadores)
11h – café colonial (bom demais da conta!)
13h30 – Trupe Expresso Alegria

O evento durou até as 18h e além dessa programação linda, as mais de 200 pessoas que estavam presentes ainda podia fazer tirolesa, dar um passeio a cavalo e ver a exposição montada pelo pessoal da AMB.

Uma tarde preciosa, de novas amizades, onde tivemos a oportunidade de conversar com muitos senhores, cantar para eles, brincar livremente com a crianças e fazer gargalhar quem nós nem conhecíamos! Fomos edificados e o cansaço é sempre um detalhe irrelevante frente a tudo que Deus trata em nós!

 

 

* Confira todas fotos por Daniel de Brito Moro AQUI e assista ao vídeo produzido por ele AQUI.

 

1º de maio – Festa do TrabalhadorPostado no dia 01 de maio de 2014 - Comentários desativados

Neste feriado de 1º de maio, a Trupe Expresso Alegria não ficou de preguiça não. Basta ter uma folga na semana, uma brecha na agenda, que a gente não se aguenta e corre arranjar algum evangelismo! Porque vamos combinar, lugar pra evangelizar é o que não falta!

A Missão Artistas de Cristo embarcou no Expresso Alegria, rumo Fazendo Rio Grande, para participar da Festa do Trabalhador organizada pela prefeitura da cidade. A equipe, já treinada para se equilibrar no ônibus em movimento, se caracterizou a caminho da festa. Figurinos, maquiagem, nariz de palhaço e uma alegria envolvida por concentração foram tomando conta do circo sobre rodas. Mas hoje o circo não foi montado! Nossas as esquetes foram ministradas na estrutura da própria festa. Cerca de 3 mil pessoas estavam presentes no horário que assumimos com uma equipe de 18 pessoas.

Que tarde preciosa! Ter a oportunidade de ministrar o amor de Deus em um evento não religioso e receber o carinho e aceitação das pessoas que lá estavam foi incrível. Dedicar nosso dia de folga para fazer o que amamos enche nossos corações de alegria!

E sábado tem mais! Nossa próxima parada será em Witmarsum, numa parceria com a Associação Menonita Beneficente.

Depois de Witmarsum, a dedicação será total ao Acampeteatro 2014, que acontece do dia 23 ao dia 25 de maio – acampeteatro.com.br

Continue acompanhando nossas andanças e orando pelo grupo!

O calor e o chão vermelho de Santa RitaPostado no dia 26 de novembro de 2013 - Comentários desativados

Santa Rita é uma cidade localizada no Alto Paraná, no Paraguai, na Rota Nacional VI, a 70 km da fronteira tríplice com o Brasil e a Argentina. Na década de 70, essa região recebeu muitos imigrantes brasileiros, que colaboraram com a construção da cultural local. Nesse encontro, os costumes gaúchos se misturaram com os costumes paraguaios.

O Ministério Artistas de Cristo chegou à cidade lá por 16 hrs e foi recebido na  Iglesia del Evangelio Cuadrangular de Santa Rita. Após uma viagem de 8 horas e um dia de evangelismo, a equipe teve um tempo para recuperar as energias. Na manhã do dia 15/11 (sexta-feira), após tomar um delicioso café preparado por voluntárias da Iglesia Cuadrangular, partimos para o Colégio Nacional Santa Rita. Já pela manhã, fazia muito calor, porém os estudantes aguardavam no pátio sem cobertura o inicio da apresentação. Os adolescentes se divertiram como
crianças.

Após o momento de diversão, os palhaços oraram com muitos jovens. Esse tempo de conversa e entrega tocou o coração da equipe. Muitos adolescentes choraram, pois conseguiram ver no palhaço uma amizade sincera.

Depois desse momento de oração e troca, voltamos para a Iglesia Cuadrangular para almoçar, pois um risoto de frango maravilhoso estava a nossa espera.

No período da tarde, foram realizados dois evangelismos. O primeiro foi na Escuela Básica nº 4391. O palco do ônibus foi montado em baixo das sombras das árvores para que as crianças pudessem aproveitar o ar fresco e conseguir ver bem a apresentação. Aproximadamente 100 crianças puderam ver a Trupe Expresso Alegria e teve criança que até subiu na árvore para garantir uma boa visão.

Muitas crianças pediram para os palhaços assinarem os seus cadernos. Esse carinho tocou o coração da nossa equipe. Esperamos que eles não se esqueçam da mensagem de amor transmitida através do riso.

Na Escuela Básica nº 3972, a recepção também foi muito boa. Muitas crianças aguardavam a apresentação e, apesar do calor de 35º, a equipe se manteve animada. Nessa escola, encerramos os evangelismos programados para 2013 com muita vontade de retornar. Em cada dia de apresentação, nos surpreendemos com a euforia das crianças e como os seus corações estão disponíveis para ouvir sobre Jesus.
Veja o vídeo com trechos das apresentações no Paraguay:

No retorno para a Iglesia Cuadrangular, arrumamos as nossas coisas para o Acampeteatro Paraguay 2013. Acompanhe na próxima postagem!

OBS: Na tarde da sexta-feira (15), após o retorno do trabalho nas escolas, a Dani Gusso foi consagrada obreira do Ministério Artistas de Cristo. Ela cumpriu três meses como estagiária sem faltar a nenhum trabalho e ajudou muito a equipe. Parabéns Dani, que Deus abençoe a sua vida!

#Quer ver as fotos dos evangelismos? Clique aqui, aqui e aqui!

Larissa Mayra | Estudante de Jornalismo e obreira da Missão Artistas de Cristo.

Ônibus Expresso Alegria cruza o estado do ParanáPostado no dia 26 de novembro de 2013 - Comentários desativados

 

Arrumar as malas, se despedir dos familiares e, principalmente, não esquecer o nariz de palhaço. No dia 13 de novembro, todos se organizaram para a viagem mais longa da Missão Artistas de Cristo – MAC – no ano de 2013. Aproximadamente 700 km é a distância que o ônibus Expresso Alegria – Semeador II, teve que percorrer para chegar ao nosso destino: o PARAGUAI! Foram 14 meses de preparação da equipe e adaptação do ônibus, para esta viagem.

Com uma equipe de 19 pessoas, por volta das 20:30 hrs, partimos para o Paraguai. No caminho, a maioria aproveitou o tempo para descansar do dia de trabalho, com exceção do Josiel e do Joãozinho, os nossos motoristas que não dormem ao volante. Chegamos a Ciudad del Este, no Paraguai, às 06:30 da manhã e seguimos para a Base Mundial de Missões, onde fomos recebidos pelo líder da Base, Pr. Luis e os demais obreiros da SGM.

Alejandro Nunes, 23 anos, natural de Assunção no Py, era uma das pessoas que estava nos esperando na Base Mundial. Ele conheceu o trabalho dos Artistas de Cristo por fotografias na internet e nesse ano participou do Acampeteatro Curitiba. Esse contato aumentou o seu interesse em ajudar a equipe no Paraguai e desde a chegada do ônibus, Alejandro acompanhou os evangelismos nas escolas paraguaias, ajudou a montar o palco e pode presenciar a rotina do grupo.

O primeiro trabalho da equipe foi no Colégio Batista do Alto Paraná, em Ciudad del Este. Ao chegar, muitos se surpreenderam com o uniforme de alguns estudantes: as meninas usam saia colegial com meia-calça e sapatinho e os meninos usam camisa com gravata.
Quando o ônibus parou na porta da escola, muitos alunos ficaram curiosos. A equipe já estava pronta para “Começar a brincadeira”.

Apesar da dificuldade do idioma, a recepção das crianças foi muito calorosa. Os adolescentes também se divertiram bastante e se surpreenderam com a apresentação de dança do Nil, missionário da Jocum, líder dos grupos de dança Vidart e Fúria das Ruas, coreógrafo e dançarino de HIP-HOP,  que também viajou com a equipe, para ministrar oficinas no AcampeTeatro Py. Foram realizadas três apresentações no Colégio, duas para o turno da manhã e outra para o turno da tarde. No total, aproximadamente 200 estudantes se divertiram na manhã do dia 14 de novembro.

Veja uma carta de estudantes do Colégio Batista do Alto Paraná para os Artistas de Cristo:

Após a apresentação da tarde, a equipe seguiu para a cidade de Santa Rita – há 72 km de Ciudad del Este – para ajudar no ACAMPETEATRO PARAGUAY e evangelizar em escolas da cidade.

#Acompanhe essa viagem na próxima postagem do blog!
OBS: Para ver as fotos do evangelismo no Colégio Batista, clique aqui!

Larissa Mayra | Estudante de Jornalismo e obreira da Missão Artistas de Cristo.

Projeto Criança Feliz – Comunidade El Shaddai, Vila GuaíraPostado no dia 15 de agosto de 2013 - Comentários desativados

 

Se para muitos Agosto é visto como o mês do desgosto, para o Ministério Artistas de Cristo este é mais um mês repleto de chances de expandir o Reino de Deus e levar a mensagem da salvação para quem precisa! No último sábado, a oportunidade foi de Vila Guaíra – Curitiba – a qual pôde receber mais de Cristo através da vida de quem decidiu seguir o chamado.

A Comunidade El Shaddai tem investido nas crianças de Vila Guaíra, entendendo que elas são uma porta para o coração dos pais e a esperança para a geração futura. Liderados pelo Pastor Ronaldo, têm desenvolvido o Projeto Criança Feliz, que visa atingir o grupo infanto-juvenil das redondezas da Igreja. Infelizmente, um grupo de aproximadamente 40 crianças e adolescentes que freqüentava a Comunidade El Shaddai, motivados por esse Projeto, estão desanimando e não aparecendo mais nas reuniões. Alguns outros lugares próximos realizam eventos e esse grupo acaba indo onde a recompensa é mais atraente, onde ofertam mais comida por exemplo. Isso tem chateado aqueles que tanto se empenham em mostrar o melhor caminho para essas vidas.

Devido a toda essa situação, surgiu o convite – um pedido de ajuda da família do corpo de Cristo. E o MAC, que entende bem de união por um bem comum, com seu grupo formado por 7 denominações diferentes, esteve em Vila Guaíra para uma tarde de ânimo àquele lugar.

O evento que estava sendo repetidamente anunciado na região, aguardava a chegada das crianças. Os obreiros da missão já se caracterizavam e preparavam-se para refletir o coração de Deus naquela tarde. Ônibus montado e equipe pronta… mas nenhuma criança chegava. O que fazer? Ir buscá-las, é claro! O grupo se dividiu e foi pra rua, andando alegremente e chamando nas casas as crianças para irem até a Comunidade. Em pouco tempo, olhos começaram a brilhar, crianças a surgir nas janelas e nas portas de dezenas de casas iguais, alterando somente em cor, em uma rua sem asfalto e carente de cuidados. Cuidados com vidas. Vidas que estavam tendo a chance de serem cuidadas naquela tarde. O tempo, que já tinha previsão de chuva, fez jus à meteorologia e tratou de chover. Chuva fina e fria, que levou o grupo, agora grande e cheio de crianças, a correrem para a Comunidade El Shaddai.

Lá, a estrutura de apresentação que se daria no ônibus-palco do MAC foi levada para uma sala da Igreja e remontada sem problemas. Cerca de 30 crianças e adolescentes assistiram as peças ministradas pela Trupe Expresso Alegria e receberam a semente lançada. A oração é que essa semente encontre corações de terra boa, que a acolherão, deixando-a criar raízes boas e profundas, gerando bons frutos.

Depois de toda a programação, de danças e orações, era hora de comer! Cachorro-quente, suco e doces foram entregues para cada um. Alimentados, não só fisicamente, voltaram para suas casas. Voltaram diferentes de como saíram. Talvez, ainda não tenham notado isso, mas Jesus cuidou de corações de uma maneira especial naquela tarde e é nisso que os Artistas de Cristo confiam, que o Senhor está operando a boa obra em Vila Guaíra.

“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1:6

Alguns colaboradores apareceram no evangelismo em Vila Guaíra, aumentando a equipe e conhecendo mais de perto o trabalho dos Artistas de Cristo. Dentre eles, estava a Giovanna Tonello Bolsi, 19 anos. Eis o depoimento dela:

“E o que esperar quando você não está esperando? Um convite inusitado, num final de dia cansativo e fica pra você a escolha: ir ou não ir. Por fim fui, graças a Deus fui. MAC é um lindo ministério e foi uma honra ter feito parte de uma tarde tão cheia de candura. Minha função? estar lá. Pancake vermelho em um, grampos no cabelo de outro, fotos tremidas numa tarde divertida. Entre chuva, crianças, olhares e sorrisos senti que é isso que Jesus quer. Corações de criança. Daqueles que se divertem com o que é puro, riem sem constrangimento, participam sem hierarquias ou formalidades, se deixam ser surpreendidos. Essência e não aparência. ‘O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração’.”


Os agradecimentos do Ministério Artistas de Cristo à todos os mantenedores e apoiadores dessa causa tão nobre que é seguir o chamado do Pai. Todos são convidados a participarem de futuras programações e se deixarem também ser usados nos talentos que possuem.

Deus abençoe!

 

Relatório: obreira Karin Nater  |   Fotos: Elis Cavalcanti e Giovanna Tonello

 

Tarde fria em Curitiba, evangelismo na Vila LindóiaPostado no dia 29 de junho de 2013 - Comentários desativados

Tarde fria em Curitiba, porém o sol apareceu. E o nosso sentimento se resume como diria a canção: “para a nossa alegria”.
Saímos em direção ao bairro Lindóia. E o curioso é que a nossa equipe esteve ministrando em eventos da Igreja de Deus no Brasil pela terceira vez em menos de um ano, portanto muitos presentes conheciam parte do repertório, mas mesmo assim foi especial, a igreja, que fica localizada na Avenida Santa Bernadete, 1500, é liderada pelo pastor Lauri Schultz.

Como ministério, fomos muito bem recebidos pelo pastor, pelos membros da igreja e pelos olhares curiosos da vizinhança.

A equipe do MAC(Missão Artistas de Cristo de Curitiba) foi dividida em 3 pequenos grupos e saímos pelas ruas da redondeza para então convidar as pessoas, especialmente as crianças a comparecerem na igreja para assistir a
apresentação e ouvir uma palavra de fé.
Não, não há um significado que defina o olhar inocente e feliz de uma criança ao ver um palhaço vindo em sua direção pelo meio da rua. Ou a esperança nos olhos de um adulto redescobrindo o raio de sol no sorriso do palhaço.

Foram ao todo, 66 crianças, 46 adultos e uma adolescente chamada Myrella, que é cadeirante, estavam presentes. O destaque vai para Myrella, porque ela recebeu um belo presente das mãos do nosso líder Josiel. Após as apresentações e apelo, Josiel perguntou qual dos adultos ainda não possuía uma bíblia. Como ninguém sinalizou, a pergunta foi direcionada a todos, e
então timidamente a Myrella levantou a mão. Rapidamente recebeu a bíblia e se emocionou! Emoção forte que fez toda nossa equipe engolir o choro, e agradecer a Deus pela oportunidade de servi-lo, dividimos isto com a Sociedade Bíblica do Brasil que nos apoia com material para distribuição nos evangelismos.
Foi uma tarde de céus abertos, foi uma tarde feliz, foi uma tarde de salvação, foi uma tarde de sorrisos, e de descobertas. Foi uma tarde de sentir na pele o amor de Deus pelas artes.
Afinal, conseguir tirar gargalhadas de crianças, conseguir envolvê-las com brincadeiras e palhaçadas, e mais além, levando a mensagem de Deus é sempre descobrir. Descobrir o propósito de Deus para cada integrante do MAC, mas mais do que isso, é descobrir o sonho no rosto de dezenas de crianças.  E o trabalho não para. O “circo da vida” nos chama lá fora! E nós
como ministério dizemos sim!

Relatório elaborado pelo casal Giana Gutierres da Silva e Rafael Uziel da Silva.